quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é Network Marketing?

O Network Marketing mais conhecido no Brasil como Marketing Multinível(MMN), Marketing de Relacionamento, Marketing de Rede ou Distribuição Interativa é um dos métodos de vendas em uso que vem crescendo mais rapidamente, mas, ainda assim, o mais incompreendido. Foi chamado por muitos de "A Onda da Década de 1980". Mas este método foi muito além das expectativas. No final da década de 1990, mais de 100 Bilhões de dólares em produtos e serviços foram vendidos anualmente através de empresas de Marketing Multinível.
O que é Network Marketing ou Marketing Multinível?
Esta pergunta é feita freqüentemente em reação ao impacto que as pessoas têm ao conhecer um profissional deste segmento.
Marketing significa simplesmente fazer com que um produto ou serviço passe do fabricante/fornecedor ao consumidor.
Multinível refere-se ao sistema de remuneração pago às pessoas que estão fazendo com que o produto seja consumido e/ou vendido ou o serviço prestado.

"Multi" significa "mais de um" e "Nível" refere-se ao que mais bem poderia ser denominado "Geração". Poderia ser chamado "Marketing Multigeração". Mas vamos chamar aqui de Multinível (MMN), porque é mais comum. É tão comum, de fato, que muitas pirâmides ilegais e esquemas de distribuição em cadeias ou correntes de cartas tentam se passar por programas Multinível.

Na verdade só há 3 grandes métodos básicos para distribuir produtos: VAREJO, VENDAS DIRETAS e MARKETING MULTINÍVEL.

1 - VAREJO : É aquele tipo de venda que você (consumidor) vai até algum lugar comprar algum produto ou serviço. Tenho certeza de que todos conhecem a venda a varejo. O mercado, a farmácia, a loja de departamentos, os shoppings... Você entra na loja e compra alguma coisa.

2 - VENDAS DIRETAS : É aquele tipo de venda que pessoas vão até você para oferecer algum produto ou serviço. Incluem normalmente, mas nem sempre, seguros, panelas, enciclopédias, filtros, produtos de beleza, maquiagem e até colchões e etc. A Avon, a Tupperware, a Hoken e etc são alguns exemplos de Vendas Diretas.

3 - MARKETING MULTINÍVEL : É um método de distribuição de uma forma muito mais inteligente e sútil, onde, as pessoas (consumidores como eu, você e todos que conhecemos) compram produtos diretamente da Fábrica e esta mesma Fábrica nos dá a oportunidade de construir um mercado consumidor através do nosso relacionamento e/ou habilidades e em troca disso, nós e todas as pessoas que fizerem o mesmo são remunerados por tudo que está sendo construído e feito(comercializado).

Exemplo : Nós consumidores temos dois poderes muito grandes, O Consumo e a Indicação, OK? Só que não ganhamos nada por isso, certo? Então algum fabricante de produtos pensou: "Posso repassar meus produtos direto ao consumidor, eliminando os atravessadores e a mídia que encarecem os meus produtos, e se os consumidores gostarem vão querer indicá-los é óbvio!!! E para incentivá-los a isso, vou remunerá-los por tudo que partirem deles mesmos".

Conclusão : Imagine que você se vincule a uma empresa de um tipo de produto que todos precisem (de alto consumo) e você começa não só a usar esses produtos, mas também cadastrar novos consumidores e esses novos consumidores começam a fazer a mesma coisa e assim sucessivamente, logo terá uma organização de consumidores/distribuidores que ordenadamente geram lucro para a fábrica e você tem participaçaõ nesse lucro, assim como todos terão.

Esse método não deve ser confundido com os outros dois, especialmente com o método de Vendas Diretas, com o qual o Multinível é costumeiramente confundido.

Um quarto tipo de marketing ocasionalmente acrescentado à lista é a VENDA POR CATÁLOGO. A Venda por Catálogo pode ser um tipo de Multinível, mas geralmente está incluída na categoria de Vendas Diretas.

Um quinto tipo, muito confundido com o Marketing Multinível, já mencionado, são as PIRÂMIDES. De fato, as PIRÂMIDES são ILEGAIS!!! Uma das razões principais por que podem ser ilegais é que não vendem um produto ou serviço válido. Geralmente envolvem dinheiro e muitas pessoas o que faz as pessoas confundirem com Marketing Multinível. Analisem comigo: Se um produto não é distribuído, como poderia chamar isso de "Marketing" quanto mais "Marketing Multinível"!!! Multinível talvez sejam , mas Marketing jamais!!!

A maioria das objeções à entrada de pessoas no Marketing Multinível deve-se ao fato de não compreenderem as diferenças entre MMN e métodos de marketing de Vendas Diretas. A confusão é compreensível porque a maioria das empresas sérias de MMN pertencem também à Direct Sales Association (Associação norte-americana de empresas que distribuem seus produtos diretamente do fabricante ao consumidor, seja com Vendas Diretas ou MMN ).

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