quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mais sobre Aloe vera barbadensis

Uma planta essencial na nossa casa é a Aloe vera barbadensis - comumente conhecida como Babosa.pot

Sem desculpas de falta de espaço – ela pode ser plantada num vaso.

Sem desculpas de falta de tempo – ela requer o minimo de atenção.

Sol e terra com boa drenagem – só isso e ela pode te garantir saúde e eterna juventude!

Busque pela barbadensis pois esta é que é a tal.

Super importante que você faça a identificação correta pois algumas espécies contém alcalóides tóxicos. Por favor, consulte o seu jardim botânico.

Eu conhecia a babosa mais pelas suas propriedades anti queimaduras e para hidratação de cabelos, santa ignorância! Foi fazendo um estágio com a Isabell Shippard que aprendi mais sobre os usos medicinais desta suculenta planta.

Já publiquei algumas de suas propriedades AQUI – mas o que me deixa mais surpresa é que é infindável o bem que ela nos traz.

De acordo com a Isabell: “É provado que quando ingerida, a Aloe demonstra estimular o sistema imune e interage de maneira a promover melhor fluidez e permeabilidade nas células – permitindo que as toxinas saiam das celulas mais facilmente, bem como a entrada de nutrientes – ao efeito em geral é a sensação de bem estar e com mais energia.” – e é ela que nos recomenda as duas versões de suco Aloe vera.

Esta primeira receita é a mais prática e fácil de fazer – que ela chama de infusão.

Corte uma folha larga à partir da base da planta e deixe escorrer o líquido amarelo entre 30 minutos a 1 hora – cuidado pois este líquido amarelo geralmente mancha.

Numa garrafa de vidro de meio litro com tampa, adicione as folhas picadas em quadradinhos de 2 cm até um terço da garrafa e cubra com água fria

Leve à geladeira e deve deixar de ‘molho’ por 8 horas ou a noite toda. Beba a metade do que tiver na jarra como a primeira coisa da manhã e a mesma quantidade em cada refeição e se desejar antes de ir dormir se desejar.

Cada vez que esvaziar a garrafa é só adicionar ága novamente.

É prático ter várias garrafas preparadas.

Esta infusão pode ser tomada sempre que você sentir sede….

Depois de 10 a 12 dias pode se começar uma nova bateria de jarras.



O sabor é meio amargo nos primeiros dias, mas vai ficando mais fraco – e mesmo assim o corpo vai se beneficiar

Nesta outra versão, denominada por ela 100% Aloe vera - se tomada regularmente, é a melhor maneira de se beneficiar das propriedades medicinais desta planta. se tomada regularmente. E não adianta tomar muito de uma vez, pois pode irritar as paredes intestinais – siga aquele velho ditado: “devagar e sempre”.

Coletar folhar largas e corte a casca e enxague o líquido amarelo e coloque o gel no liquidificador. Para cada 3 xícaras de gel, adicione uma colher de chá de vitamina C em pó (não a eferverscente!)e bata na velocidade baixa . Mantenha num recipiente na geladeira.

Tome 2 a 5 colheres de sopa diariamente – pode misturar na água, no suco de frutas.

Eu aprendi na macrobiótica, usar a babosa como o sorvete saudável – só guardar as folhas na geladeira e comer o gel – sempre retirando a casca e o líquido amarelo.

Não é nenhuma novidade os benefícios da Aloe – tanto que hoje em dia, podemos encontrar sucos desta em garrafas por um custo de R$6 em lojas de produtos naturais. O desafio é saber que às vezes poderemos estar bebendo Aloe vera com ‘otras cositas’ como conservantes, estabilizantes, cores, sabores e tal….tua escolha.

E acredito que nestas pequenas ações de escolhas de cada dia é que fazem toda a diferença.

SAÚDE!

Leia mais sobre os usos medicinais da Aloe vera barbadensis – texto traduzido do livro How can I use herbs in my daily life, da Isabell Shipard.

Alguns dos Usos Medicinais da Aloe vera barbadensis

A raça umana tem usado a Aloe por mais de 5000 anos.

Os Egípcios foram os primeiros a escrever os poderes curativos da planta nos papirus antigos e a chamaram de ‘a planta da imortalidade’. Cleopatra e Nefertiti tinham banheiras de suco de Aloe para reter a juventude e as aparências de beleza.

Aloe é mencionada na bíblia diversas vezes.

Diz uma lenda que Aristótoles convenceu Alexandre, o Grande a conquistar a Ilha de Socotra para poder coletar as plantas para poder usar como remédio em seus soldados.



Pesquisas demonstram os tremendos poderes de cura de Aloe quando usada em ambos os casos, internamente ou externamente.



Alguns dos benefícios: inibidor de dor e alergia, coceiras, retenção de líquidos, odores ao suar, hemorragia, regenração de células, promove movimentos intestinais, destrói parasitas no trato intestinal, hidrata a pele, aumenta a circulação sanguínea, remove toxinas e tecidos mortos, penetra na pele e alcança tendões, músculos, articulações e o sistema linfático e promove o crescimento de novo tecido. Também produz o equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade no fluido corporal.



Pesquisa tem demonstrado que Aloe vera pode aumentar a proliferação de linfócitos e estimular a imunidade natural.



Uma das mais importantes funções da Aloe é ajudar o sistema digestivo, já que uma má digestão pode ser a causa de diversas doenças. Nossos alimentos passam pelo processo de digestão para quebrar substâncias complexas em mais simples para poderem ser absorvidas – a Aloe vera pode auxiliar o corpo fornecendo de grande número de aminoácidos, monossacarídeos, acidos graxos e enzimas que agem como catalisadoras no processo – assim o corpo pode assimilar os nutrientes mais eficientemente.



Muitas pesquisas foram feitas in vitro e in vivo com a concentração de mucopolissacarídeos encontrada na Aloe. Esses mucopolissacarídeos é uma longa cadeia de sacarideos, que são naturalmente encontradas em toda célula do nosso corpo, entretanto; na puberdade o corpo pára de produzi-las.

Quando ingerida, a Aloe demonstra estimular o sistema imune e interage de maneira a promover melhor fluidez e permeabilidade nas células – permitindo que as toxinas saiam das celulas mais facilmente, bem como a entrada de nutrientes – ao efeito em geral é a sensação de bem estar e com mais energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário