quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Escovar os dentes é mais do que importante. Dr.Marco Polo Escovar os dentes faz bem para o coração

Os últimos 20 anos foram marcados pelo crescente interesse na ligação entre doenças cardíacas e doenças da gengiva. Já ficou estabelecido que inflamações no corpo, incluindo boca e gengivas, desempenham um importante papel na formação de tromboses arteriais.

Este foi o primeiro estudo que investigou se o número de vezes que um indivíduo escova seus dentes têm alguma ligação com o risco de desenvolver doenças cardíacas e, ficou evidenciado que, pessoas sem hábitos de higiene oral, têm uma maior taxa de risco de doenças cardíacas quando comparado com aqueles que escovam seus dentes pelo menos duas vezes ao dia.
Esta é a conclusão de pesquisadores da University College of London.

O Prof. Richard Watt (UCL Epidemiology & Public Health) analisou dados de mais de 11.000 (onze mil) pessoas adultas que fizeram parte deste estudo, realizdo na Escócia.
Os pesquisadores analisaram dados sobre o estilo de vida tais como o fumo, atividades físicas e rotinas de saúde oral. Os participantes foram questionados sobre a frequência com que escovavam os dentes e com que visitavam o seus dentistas.

Os resultados mostraram que a saúde oral foi boa em 62% dos participantes que disseram que iam ao dentista a cada seis meses, e 71% declararam que escovavam os dentes duas vezes ao dia.

No momento em que os dados foram ajustados para estabelecer os fatores de riscos cardiovasculares tais como: classe social, obesidade, fumo e história familiar de doenças cardíacas, os pesquisadores encontraram que os participantes que disseram escovar os dentes menos de duas vezez por dia, tiveram 70% extra de risco de doenças cardíacas quando comparado com os indivíduos que escovavam seus dentes duas vezes ao dia.

Pacientes cuja higiene oral era insuficiente, também apresentaram testes positivos para os marcadores de inflamação tais como o da proteína C-reativa e do fibrinogênio.

O Prof. Watt concluiu: “Nossos resultados confirmam e enfatizam a evidência de associação entre higiene oral e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, os marcadores inflamatórios estão siginificativamente associados com o comportamente de maus hábitos de higiene oral. Futuras estudos experimentais serão necessários para confirmar se a associação observada entre hábitos de higiene oral e doenças cardiovasculares são, de fato, causa ou mero marcador de risco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário