segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Desafio de vendas

Existe um filme antigo do qual eu gosto muito, que conta a história de um monge que foge do templo onde treinava, mas leva as marcas do kung fu por onde passa. Toda a rotina que ele viveu, os anos dedicados ao kung fu vão com ele, não apenas nas lutas e desafios que precisa enfrentar, mas no próprio corpo.
O filme mostra os rituais que ele cumpria no mosteiro, desde as tarefas mais básicas para quem tem o sonho de ser um mestre na arte do kung fu, como outras bem mais complexas, que vão surgindo à medida que os desafios anteriores vão sendo cumpridos.
Nunca me saiu da cabeça a cena em que ele colocou os dois braços em um caldeirão em brasa, simulando o controle do corpo e da dor. Ao retirar os braços, tinha marcado para sempre o formato de dois dragões, um em cada braço, resultantes daquele desafio. Por onde andava, quem sabia algo sobre kung fu reconhecia aquele com quem estava falando apenas por olhar aquelas marcas.
Isso me levou a pensar: o que seria “a marca” de vendas? Por quais rituais, por quais desafios um vendedor deveria passar para marcar história na profissão?
Hoje quero te propor um desafio. Aliás, o mais correto seria dizer que quero que você proponha um desafio a sua equipe de vendas. Se você fosse o mentor de um vendedor, quais são as tarefas que daria para que ele provasse que tem valor/amor pela profissão e também para ajudá-lo a se desenvolver?
As tarefas, entretanto, devem ter dois prerrequisitos:
1. Devem ser facilmente comprováveis/mensuráveis, não vale história de pescador, a pessoa deve realmente comprovar que cumpriu o desafio (lembre-se das marcas no braço de que falei acima).
2. Devem ter começo, meio e fim, ou seja, serem desafios com etapas. Por exemplo:
o Prospectar 10 clientes novos em uma semana.
o Recuperar 5 clientes inativos em uma semana.
o Diminuir pela metade sua média de descontos por uma semana.

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